TRABALHOS

1. INFORMAÇÕES GERAIS
• O(a) autor(a) responsável pelo envio e apresentação do trabalho deverá estar com a sua inscrição
devidamente paga;
• Cada autor poderá enviar no máximo 03(três) trabalhos (sendo no máximo 4 autores por trabalho- 01 autor principal e 03 co-autores);
A data limite para o envio será até as 23:59 horas do dia 31 de agosto de 2019;
• O preenchimento e envio será exclusivamente por meio eletrônico;
• Os trabalhos poderão ser apresentados sob a forma de Banner ou Oral;
• Leia atentamente as orientações sobre o processo de submissão e as regras de formatação, visando garantir
o envio correto do resumo do trabalho científico.

2. SUBMISSÃO
- Gestão da Segurança no Trabalho
- Riscos dos processos e ambientes do trabalho
- Higiene Ocupacional
- Ergonomia
- Meio Ambiente do Trabalho
- Outros temas ligados à Segurança do Trabalhador

Observação: No corpo do email de envio do trabalho, deverá ser identificado:

- Área, título do trabalho, nome completo dos autores, cpf dos autores para emissão de certificados,
instituição vinculada de cada autor, além de especificar se o trabalho será apresentado em forma de banner ou oral.


O fornecimento do cpf do(a) autor(a) e todos os coautores, faz-se obrigatório.

• Para submissão do arquivo em Word:
- O título deve estar centralizado em fonte Times New Roman 14 e negrito;
- Nome dos autores, instituição e email, devem estar em fonte Times New Roman 12, negrito e alinhado à esquerda;
- Todo o texto com: Justificativa, Objetivo, Metodologia, Resultado, Conclusões e Palavras-chave devem estar
justificadas, em fonte Times New Roman 12.

Para sua orientação clique AQUI para efetuar o download do modelo do arquivo do Word a ser submetido. Neste
modelo, já constam os identificadores e a página já está com a fonte e as margens sugeridas nestas
normas.

• A inserção de tabelas, gráficos ou figuras NÃO será permitida;
• Referências bibliográficas não devem ser incluídas no texto; • Os resultados devem ser expostos de modo claro e a conclusão baseada nos dados apresentados. Resumos
incompletos (exemplo: “Os resultados serão apresentados e discutidos…”) não serão aceitos para apresentação.

3. AVALIAÇÃO
• Cada trabalho, de acordo com o tema escolhido pelo autor, será avaliado por um revisor indicado pela comissão científica do evento;
• A comunicação da aprovação do trabalho será divulgada através do email do(a) primeiro(a) autor(a);
• Os resumos aprovados serão publicados em ANAIS.

4. ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO ORAL
• Clique AQUI para obter o modelo de apresentação Oral;
• A apresentação será efetivada por meio eletrônico (PowerPoint e Projeção);
• É imprescindível a entrega do arquivo até 02 horas antes da apresentação na central multimídia do evento;
• Não será permitido o uso de computadores portáteis próprios, visando à agilidade e redução de atrasos
operacionais. Os equipamentos necessários (projetor multimídia e computador), estarão disponíveis para as apresentações nas respectivas salas;
• Cada trabalho terá o tempo de 15 minutos para ser apresentado acrescido de 5 minutos para discussão;
• Os apresentadores deverão comparecer à sala programada com antecedência mínima de 20 minutos;
• Cada trabalho terá o tempo de 15 minutos para ser apresentado, acrescido de 05 minutos para discussão.
O tempo estipulado para cada trabalho deverá ser rigorosamente obedecido;
• A apresentação do trabalho poderá ser feita pelo primeiro autor e/ou por um dos co-autores do trabalho, idêntico ao que foi submetido para avaliação.

É proibida a apresentação:

a) por terceiros;
b) utilizando-se de equipamentos, microfones, aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação
dos demais autores da sessão, sem prévia autorização da Comissão Científica.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
- Os trabalhos aceitos só serão apresentados no evento e publicados nos ANAIS mediante inscrição
devidamente paga. Lembrando que cada autor terá direito no máximo a (03) três trabalhos;
- Os dias e horários das apresentações estão em processo de finalização.


5. ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO SOB A FORMA DE BANNER
• O banner deverá contemplar os seguintes tópicos:
- Justificativa;
- Objetivos;
- Metodologia;
- Resultados;
- Conclusão;
- Referências.

• Tamanho do banner: Largura – 90cm; Altura – 120cm; Fundo branco, o logotipo do evento deverá constar na
parte superior do banner (alinhado à esquerda).

Clique AQUI para obter o modelo do banner.

• O texto do banner deve ser legível a uma distância de pelo menos 1 m;
• Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas, gráficos e esquemas possíveis;
• Organizar as informações de modo que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas e
utilizar todos os recursos disponíveis para o banner despertar o interesse do público;
• A fixação do banner será feita no local a ser indicado pela Comissão Científica;
É obrigatório que:
a) Um dos autores do trabalho permaneça junto ao banner, durante todo o tempo da apresentação, para responder às questões dos interessados;
b) O título do trabalho no banner deve ser idêntico ao título do trabalho submetido ao evento;

É proibida a apresentação:
a) por terceiros;
b) utilizando-se de equipamentos, microfones, aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação
dos demais autores da sessão, sem prévia autorização da Comissão Científica.

6. CERTIFICAÇÃO
Todo trabalho apresentado no evento será certificado, onde a geração do certificado será feita no site do
evento ou enviada por email. O certificado conterá o nome de todos os autores indicados no momento da
submissão.

Sob nenhuma hipótese poderá haver inserção de autores após a submissão do trabalho.

7. ENVIO DOS RESUMOS
Todo envio dos resumos deverão ser enviados para o email: conest21teresina@gmail.com


REALIZAÇÃO

APOIO

PATROCÍNIO